Estamos vivendo em uma era, considerada tempo de mudanças rápidas, no qual conhecimentos, relações humanas e sociais, estilos de vidas e tantos outros vêm evoluindo e se espalhando de forma volátil com flexibilizações e muitas vezes de forma desregulada.
Ao pensarmos em educação e sociedade nos remetemos refletir sobre situações evolutivas e suas relações nos contextos políticos, econômicos, estruturais, científicos e culturais. Assim, para compreendermos a ação de educar como um elemento fundamental torna-se importante entender também, sua atuação e presença na história de todas as sociedades, oriunda e herdada do berço da civilização grega até os construtos atuais.
Não podemos deixar de pensar na evolução da educação e sociedade contemporânea, ou seja, moderna sem dialogar com as discussões apresentadas pelo filósofo francês Lyotard (1986), sobre “Pós-modernidade” ou “Condição Pós-moderna” e Bauman (2001), filósofo e sociólogo polonês, onde descreve a passagem e transformações do tempo da “Modernidade Líquida” para a “Modernidade Sólida” bem como Augé (1994) e seus estudos antropológicos que levantam questões da “Sobremodernidade” abordando a racionalidade contemporânea volátil.
A partir destas filosofias, o panorama da educação e o processo educativo na sociedade se distinguem, ou seja, não é a mesma em todos os lugares e em todos os tempos, por mais que seja um processo constante da história da sociedade. Vale ressaltar que educação e sociedade nas suas relações e correlações, proporcionam e exercem importantes influencias e transformações na evolução do tempo.
É preciso compreender a educação como prática social, inseridas em realidades determinadas. Portanto, “a educação é um processo social que enquadra uma concepção de mundo”. Nessa direção, ao pensarmos sobre a formação e constituição da sociedade, vale ressaltar o papel fundamental da educação nesse contexto. Isso significa dizer que a educação exerce fortes contribuições e influências na evolução e transformações da sociedade.
Além de discutirmos por muito tempo nos cursos de formação inicial e formação complementar, sobre os tipos de educação existentes tal como, informal e formal que compõem a sociedade, devemos perceber como a educação se posiciona, como são percebidas e como são desenvolvidas em uma sociedade multicultural por meio de diversas perspectivas e grupos como familiar, político, estudantis, científicos e outras áreas e ramificações.
Nesta perspectiva, a partir de dois questionamentos podemos perceber as relações existentes entre educação e sociedade, e impulsionar possível discussão e compreensão sobre elas. “Qual o papel da educação na sociedade?” e “Qual o papel da sociedade na educação?”. Tais questionamentos parecem se aproximar, pois, tratarem de elementos que se entrelaçam em suas composições. A priori, ao pensarmos em educação, logo nos provém pensar suas diversas formas apresentadas na sociedade, em contrapartida, quando refletimos sobre sociedade, sua composição e constituição, não nos esquecemos de mencionar a educação.
Por tanto, falar de modernidade social e educacional é fundamental para embasar qualquer discurso de caráter acadêmico ou que discuta educação e suas potencialidades na sociedade. E por esse viés, conclui-se, através das evidências científicas, a necessidade de mudanças e modernizações nos contextos, sistemas e modelos educacionais logo, da sociedade.
Por Neferson Barbosa
Professor convidado da DTR Soluções. Pedagogo. Mestre em Educação Matemática e Tecnológica – UFPE. Pesquisador do Laboratório de Pesquisa e Prática em Educação, Metodologias e Tecnologias (LAB EDUCAT/UFPE).