A modelagem na rotina das áreas do setor público e privado, no meio empresarial e das instituições públicas, através do melhoramento das usualidades do serviço e investimentos que possibilitem incrementos propositivos, sugere uma possível desburocratização operacional e estabilização de melhores práticas através de ferramentas de gestão.
A construção, alinhamento e mapeamento da rotina na empresa ou instituição se dá principalmente através de técnicas que auxiliam na tomada de decisão e podem ser aplicadas em negócios de diferentes segmentos e portes. A partir delas, os gestores têm maior controle sobre os processos da organização, auxiliando na conquista dos melhores resultados. Uma rotina bem delimitada pode sinalizar aquilo que a organização deve aproveitar melhor ou identificar o que precisa ser aprimorado, destacando o valor que a empresa ou instituição deseja entregar ao seu público, passando por seu conceito, estrutura, visão, etc.
É extremamente necessário enxergar a necessidade de investimentos constantes para entregar uma gestão visual, eficiente e inteligente. Nessa nova era marcada por avanços da tecnologia e o fascínio geral por esse mundo tecnológico, uma gestão pautada em instrumentos, recursos visuais simples e de baixo custo, permite ao gestor uma análise constante e em tempo real, visualizando o que está dando certo ou requer uma intervenção de curto, médio ou longo prazo. Esse cuidado representa um passo firme e concreto na busca de estabilidade no fluxo de gestão. Aliás, a estabilidade é fundamental para a obtenção de um ritmo de produção uniforme e sincronizado com a demanda, pois representa um pré-requisito para a promoção sustentável das atividades na organização, já que a sincronia define o ritmo e a qualidade da entrega.
Outro importante aspecto na criação de um “Modelo Operacional” é o envolvimento proporcionado pela gestão visual. Quando os colaboradores veem suas contribuições para o resultado da empresa ou instituição, criamos um senso de missão inspirador para toda a equipe. Todos colaboram mais e o trabalho melhora muito. Esse conceito é tão simples que, às vezes passa desapercebido, mas faz parte do desenvolvimento das pessoas, da criação de um ambiente altamente produtivo e, em última instância, de um sistema produtivo que passa a ser um diferencial competitivo da empresa ou instituição. Não podemos esquecer que as ferramentas demonstram enorme poder para orientar as melhorias, assim, são fundamentais para a criação de uma cultura de resolução de problemas e melhoria contínua.
A gestão inteligente pautada em resultados é uma estratégia para preparar a equipe diante das transformações do mundo, garantindo aos líderes e dirigentes da organização um respaldo maior para a tomada de decisões certeiras e ágeis. Isso tudo colabora com a construção de processos eficientes, otimização de procedimentos internos e aumento da produtividade da equipe. O ganho de reputação entre os usuários do serviço público e privado é simplesmente impressionante, portanto, os resultados gerados contribuem para a saúde financeira e agrega valor a marca ou à administração pública.
Esse conceito de gestão estratégica nas empresas e instituições públicas baseado na necessidade de tomar decisões de maneira rápida, eficiente e assertiva é uma tendência mundial que requer o estabelecimento, cumprimento e monitoramento de um modelo operacional, pois cria condições para o aumento do desempenho nas organizações.
Por Diogo Ramos
Diretor Institucional da DTR Soluções; Advogado e Professor Universitário.