Pular para o conteúdo

Diretor Institucional da DTR Soluções dá entrevista a Rede Record sobre caso de racismo no Recife

  • Início
  • -
  • Notícias
  • -
  • Diretor Institucional da DTR Soluções dá entrevista a Rede Record sobre caso de racismo no Recife

Diretor Institucional da DTR Soluções dá entrevista a Rede Record sobre caso de racismo no Recife

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email

O professor e advogado Diogo Ramos, diretor institucional da DTR Soluções, deu entrevista a Rede Record / TV Guararapes no último dia 03/05/2022 sobre caso de Racismo ocorrido em um estabelecimento comercial na cidade do Recife – PE.

O caso chamou atenção do público e da mídia, pois uma mulher negra foi ilegalmente constrangida a deixar sua bolsa retida em área inadequada do estabelecimento, tendo sido considerada suspeita em abordagem na entrada da loja, sem que houvesse nenhuma regulação e/ou sinalização para tal procedimento, já que abordagens semelhantes não foram vistas ou praticadas nos demais clientes que circulavam no local.

De acordo com Diogo Ramos, o caso de racismo apontado fez a associação entre o componente étnico e o banditismo, de tal forma que gerou uma estigmatização social, a qual ocorre, inclusive, por uma postura inadequada e ilegal do estabelecimento em pleno século XXI. “Como visto, na esfera da segurança privada, essa estigmatização interfere na determinação de quem será o suspeito padrão, aquele que, inconscientemente até, passará a ser monitorado ao entrar em algum estabelecimento comercial”, comenta.

Frente aos escândalos que apontam para condutas racistas, as empresas que promovem episódios vergonhosos como os expostos aqui colaboram para significativa discriminação no Brasil e, cenas como estas se repetem, sendo reflexo de um racismo estrutural, que precisa ser urgentemente banido. Além de ser crime previsto na Lei 7.716/1989, atitudes discriminatórias geram reputação negativa aos diferentes empreendimentos, impactando em todos os seus níveis de resultados e percepção dos seus clientes.

Atualmente, uma das soluções para evitar casos semelhantes, sãos os investimentos em compliance antidiscriminatório, comenta o professor, pois serve como uma prática de prevenção e mitigação de riscos para as diversas empresas e seus setores, colaborando para criação de uma postura de respeito aos direitos humanos e formação de um modelo de governança moderna e sustentável nas organizações, sejam elas privadas ou públicas.