Pular para o conteúdo

A Importância dos Cursos de Especialização na Promoção da Empregabilidade

  • Início
  • -
  • Artigos
  • -
  • A Importância dos Cursos de Especialização na Promoção da Empregabilidade

A Importância dos Cursos de Especialização na Promoção da Empregabilidade

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email

A Especialização é um grau acadêmico de pós-graduação lato sensu que, no Brasil, deve ter a duração mínima de 360 horas. Tem como pré-requisito básico a conclusão de um curso superior, conferindo enorme experiência profissional.

A especialização dá oportunidade ao interessado de prosseguir seus estudos; se habilitar à docência e se aprofundar em áreas do conhecimento voltadas ao mundo do trabalho, além de expandir a rede de contatos através do networking.

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu são estruturados e regidos de acordo com a legislação vigente e têm por objetivo a formação de profissionais nas diferentes áreas do conhecimento. Quando se pensa na relevância dos cursos de especialização para a promoção da empregabilidade, precisamos ressaltar que as habilidades e competências de um profissional são pontos de alta observação, sua qualificação e suas atitudes produtivas diante das adversidades profissionais são diferenciais na hora da contratação ou promoção.

Um bom curso de Pós-Graduação deve utilizar propostas pedagógicas que atendam às demandas sociais, econômicas e culturais, conduzidas por corpo docente em áreas interdisciplinares, conciliando uma base conceitual consistente em experiência de mercado ao estímulo profissional que privilegia os alunos.

Tudo isso permite aos estudantes a utilização simultânea de atitudes proativas individuais e trabalhos em equipe para a aquisição de conteúdos constantemente atualizados e relevantes para as práticas de mercado. Os principais benefícios da Pós-Graduação deve contemplar a manutenção de vínculos acadêmicos para acesso à informação qualificada; formação técnico-especializada; continuidade dos estudos com foco na empregabilidade; melhoria das condições laborais (inclusive salarial); e ações de promoção à cultura e engajamento social.

Por Diogo Ramos

Diretor Institucional da DTR Soluções; Advogado e Professor Universitário.